Com o passar dos anos e a aceleração da transformação digital, as formas de atrair clientes e pacientes mudaram e acontecem predominantemente por meio da internet. E o Marketing de Conteúdo para dentistas é um exemplo disso.
Os profissionais que ainda não dominam o ambiente online e não investem em marketing de conteúdo estão ultrapassados no mercado de trabalho. No segmento odontológico, as possibilidades de produzir conteúdo e criar estratégias de marketing para dentistas são inúmeras.
Porém, é importante estar atento não só às redes sociais, mas também à criação de sites e outras plataformas na web. O marketing de conteúdo para Dentistas vai muito além de postagens estratégicas, dicas no Instagram, compartilhamento e likes.
No universo da autoridade digital, o marketing de conteúdo para Dentistas também envolve SEO, tráfego pago, um site apresentável e vários outros elementos que apenas um profissional dessa área será capaz de elaborar.
Quer entender melhor como funciona o Marketing de conteúdo para Dentistas, quais as melhores estratégias e como investir em conteúdo para dentistas? Separamos algumas informações importantes que te mostrarão tudo isso e muito mais.
Tópicos
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é a principal estratégia do marketing para engajar usuários, atrair pessoas e potenciais clientes. O foco do marketing de conteúdo é a produção de conteúdo valioso, seja ele em formato de ebooks, vídeos, posts em redes sociais ou até mesmo textos em blogs e sites.
Ao contrário do marketing tradicional, o marketing de conteúdo não promove as marcas e empresas diretamente, mas busca alternativas e soluções a fim de atrair um público-alvo. Ou seja, muito mais do que promover seu trabalho, o marketing de conteúdo consegue alcançar pessoas que precisam do seu trabalho.
Com o marketing de conteúdo para dentistas e marketing de conteúdo para consultório odontológico, você consegue estabelecer uma relação com o cliente e manter esse relacionamento a longo prazo.
O que é Marketing de Conteúdo para Dentistas?
Marketing de Conteúdo para Dentistas é o conjunto de estratégias de produção de conteúdo para atrair, reter e engajar possíveis pacientes da área odontológica.
Na área da saúde, inclusive na Odontologia, muitos profissionais ainda possuem alguns receios quanto ao marketing na prática.
Em contrapartida, o número de profissionais que vêm utilizando as estratégias de marketing odontológico aumenta expressivamente ao longo dos anos. O marketing de conteúdo para Dentistas é uma forma de divulgar conteúdo valioso e alcançar um público ainda maior nas redes.
Além disso, o marketing de conteúdo para dentistas é uma forma de estreitar a relação com os pacientes e se aproximar do seu público-alvo com informações relevantes, que vão de encontro ao interesse de cada um deles.
Dessa forma, o marketing de conteúdo para dentistas pode ser feito com a divulgação de dados importantes, dicas de cuidados bucais, produção de vídeos com informações pertinentes, produção de um site ou blog e outras inúmeras estratégias digitais.
Entretanto, muitos profissionais da área ainda banalizam a produção de conteúdo ou limitam o marketing de conteúdo para dentistas apenas ao ambiente das redes sociais, a posts que são popularizados e imagens de antes e depois.
Contudo, é preciso ressaltar que o marketing de conteúdo para dentistas engloba inúmeros outros fatores que estão além do conhecimento dos dentistas e que devem ser trabalhados com um profissional do marketing digital e com ajuda de uma agência de marketing para dentistas.
Como fazer Marketing de conteúdo para consultório Odontológico?
O marketing para consultório odontológico quando bem feito pode ser ainda mais positivo do que outras estratégias de marketing.
Com um conjunto de profissionais variados, em diversas áreas de atuação e que trabalham em um mesmo ambiente, a chance daquele conteúdo gerar identificação com o público é ainda maior.
Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes na hora de fazer marketing de consultório odontológico.
Crie um site para o consultório
Ter um site é o principal elemento para ter autoridade na web e um dos primeiros passos para quem deseja construir um marketing de conteúdo valioso.
Além disso, o site passa ainda mais confiança e credibilidade para os pacientes e potenciais pacientes, pois é mais um canal de relacionamento com o seu público.
Hoje em dia, a maioria das pessoas faz uma busca inicial antes de contratar qualquer serviço ou profissional. Por isso, ter um site sério e com autoridade na web aumenta as chances deste público te encontrar e posteriormente solicitar o seu serviço.
Por falar em consultório, clique aqui e saiba como é o Marketing de Conteúdo para Médicos
Além disso, pessoas que ainda não conhecem o consultório odontológico podem fazer buscas diretas na web sobre o local, na procura de mais informações sobre os dentistas, suas especialidades, telefones e endereço.
Com um site odontológico você fortalece o consultório e pode ter mais uma plataforma para divulgar conhecimento e informações importantes.
Sobretudo, é muito importante alimentar o site com conteúdo valioso e referenciado, além de utilizar uma linguagem acessível e coerente.
Aborde as diversas áreas de atuação odontológica
É muito comum consultórios que possuem profissionais com atuações diferentes e especialidades diversas.
No marketing de conteúdo para dentistas isso pode ser abordado como uma estratégia muito importante, pois esses serviços se complementam e tornam os conteúdos muito mais completo.
Muitas pessoas leigas no assunto podem estar em dúvida sobre qual profissional procurar e qual área da odontologia atende melhor a sua demanda.
Nesses casos, o marketing de conteúdo voltado para essas abordagens pode atrair o público certo e instruir as pessoas sobre qual dentista procurar.
Quando se trata de consultórios, a melhor opção é investir em conteúdo da própria empresa, assuntos e temas que a equipe domina e trabalha.
Faça parcerias com seus colegas de consultório
Muitos serviços e especializações podem ser complementares na área da odontologia. E focar em parcerias com os demais profissionais do consultório pode ser uma ótima estratégia de marketing para quem deseja alcançar mais pessoas e aumentar o número de pacientes.
Na maioria das vezes, os dentistas de um mesmo consultório oferecem serviços diferentes e possuem uma agenda de clientes diversa.
Quando há uma parceria entre os outros profissionais, o marketing de conteúdo para dentistas se torna mais positivo e atrativo, seja por meio da divulgação de pacotes ou até mesmo conteúdos elaborados em equipe.
De acordo com Steve Jobs, coisas incríveis que acontecem no mundo dos negócios nunca são feitas apenas por uma pessoa e sim em equipe.
Sendo assim, o marketing de conteúdo para dentistas deve ser executado em sintonia com os interesses de todos os profissionais do consultório.
Invista em uma agência de conteúdo
Busque se informar sobre a área e procure um bom profissional do marketing de conteúdo, pois é muito importante contar com a ajuda de profissionais e empresas da área que você confie e que dominem o assunto.
Da mesma forma, é muito importante investir em estratégias profissionais, tráfego pago, anúncios pagos e várias outras alternativas que só um profissional do marketing digital poderá realizar no marketing para consultório odontológico.
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Além disso, terceirizar alguns serviços e procurar consultorias sobre assuntos que você não domina é muito mais vantajoso e lucrativo a curto e médio prazo, pois as chances de alcançar melhores resultados no marketing de conteúdo são muito maiores e dependem desse investimento.
Como conseguir clientes para dentistas?
Muitos recém-formados possuem dificuldades em conseguir seus primeiros clientes e alcançar novas pessoas.
Conseguir clientes no contexto da modernidade é um desafio até mesmo para quem já possui uma carreira consolidada, pois o mercado atual é completamente diferente de alguns anos atrás e requer uma presença digital constante.
Sendo assim, separamos algumas dicas importantes de marketing de conteúdo para dentistas que irão te ajudar a conseguir mais clientes de forma orgânica.
Invista nos vídeos
A produção de vídeos no marketing de conteúdo para dentistas é sem dúvidas uma das alternativas mais funcionais e utilizadas. Assim como as fotos, os vídeos são estímulos visuais com potencial para gerar identificação com os usuários.
Além disso, as informações passadas por vídeos costumam ser muito mais acessíveis, compreensíveis e conseguem impactar uma maior diversidade de pessoas, pois o conteúdo textual nem sempre é atrativo para determinados usuários.
Quando o assunto é odontologia, uma dica é produzir vídeos que contenham dicas simples, porém importantes para o cuidado pessoal dos pacientes.
Uma outra ideia é abordar problemas bucais comuns e quais os melhores tratamentos para cada um deles, pois as chances do usuário se identificar com alguma informação é grande.
A plataforma principal para investir em conteúdo audiovisual é o YouTube, pois ele permite que qualquer profissional crie seu canal de vídeos e divulgue sua página de forma gratuita.
Muitos dentistas e até mesmo estudantes de odontologia já possuem canais consolidados no YouTube e conseguem até monetizar o acesso a seus vídeos.
Além do YouTube, o Instagram também possui várias ferramentas de vídeo que também podem ser utilizadas na criação de conteúdo e tem grande engajamento.
Construa sua presença digital
Ter fluência digital facilitará todo o processo para atrair novos clientes. Os profissionais da área da saúde precisam cada vez mais romper com o receio ao digital e ao marketing, utilizando essas ferramentas a seu favor.
Hoje em dia, qualquer profissional é automaticamente sua própria empresa e precisa trabalhar a presença digital da mesma forma que as marcas e qualquer comércio.
Construir uma presença digital vai muito além das redes sociais e de canais de comunicação como o Whatsapp, e-mail profissional, ou qualquer outra plataforma. O primeiro passo para construir sua presença digital é sem dúvidas a criação de um site.
Porém, muito mais do que apenas criar um site é preciso mantê-lo com conteúdo valioso e de relevância para seu público, pois tudo isso irá ajudar a manter um bom rankeamento no Google e conseguir alcançar potenciais clientes.
Elabore o público-alvo de pacientes
Assim como qualquer profissão, há sempre um propósito e um direcionamento no serviço ou trabalho oferecido. O público-alvo de um dentista é muito mais específico do que apenas pessoas com alguma demanda odontológica. Por isso, deve ser definido de forma precisa.
No caso dos dentistas com enfoque em pediatria, o público-alvo deve ser pais com filhos crianças. Entretanto, se você oferece serviços mais caros relacionados a estética por exemplo, é importante estabelecer um público-alvo específico voltado para essa demanda e que possua uma renda maior.
O estudo do público-alvo deve ser feito por meio de um levantamento de dados, com informações sobre idade, localização, renda, gênero e estilo de vida que se enquadram aos seus serviços oferecidos.
Ter um público-alvo bem definido facilita muito na hora de elaborar estratégias de marketing de conteúdo para dentistas ainda mais certeiras e com melhores resultados.
Aposte nas iscas digitais
As iscas digitais são ferramentas essenciais no marketing digital, principalmente pela sua eficácia na captura de leads. Os leads são pacientes em potencial que de alguma forma tiveram contato com o seu trabalho ou seu consultório na web e foram impactados com ele.
As iscas digitais são ótimas estratégias de marketing para dentistas, pois você consegue captar clientes que se interessam diretamente pelo seu conteúdo e serviço oferecido.
Porém, para elaborar iscas digitais que realmente funcionem é necessário fazer um estudo aprofundado do público-alvo e pensar nas soluções para os problemas desse público.
Além disso, é fundamental que essas iscas digitais apareçam para as pessoas certas, no local certo e no momento certo. E tudo isso pode ser um grande desafio para quem não domina o assunto.
Para ter bons resultados, é preciso buscar por um profissional da sua confiança, pois somente ele saberá elaborar boas estratégias e o conteúdo ideal para conduzir essa isca digital da melhor forma.
Invista na criação de conteúdo de qualidade
Produzir conteúdo de forma constante na web é a melhor forma de manter o seu trabalho em destaque e disponível para possíveis pacientes. No marketing de conteúdo para dentistas, é imprescindível a elaboração de material textual, imagens e audiovisual.
Nas redes sociais, manter um perfil profissional no Instagram é essencial nos dias atuais, principalmente quando se trata de profissionais da área da saúde, pois a procura por conteúdos relacionados ao tema aumentou de forma expressiva nos últimos anos.
Aproveite as ferramentas e as funcionalidades do aplicativo para produzir um conteúdo dinâmico, que além de oferecer informações importantes sobre seu trabalho, chame a atenção dos usuários de alguma forma.
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Um público-alvo bem definido é também importante nesse momento, pois a criação de conteúdo deve estar alinhada aos interesses desse recorte de público.
Estratégias de Marketing de Conteúdo para Dentistas
Logo abaixo você poderá conferir algumas estratégias de marketing de conteúdo para dentistas com mais detalhes. Lembrando que muitas delas podem ser usadas como complemento a outras.
Tráfego pago
Muitas vezes apenas o tráfego orgânico das mídias sociais e do site de um dentista não é suficiente e não abrange um número alto de pessoas, principalmente da região em que ele trabalha e reside.
Com o tráfego pago você consegue aumentar de forma expressiva os acessos e atingir muito mais pessoas. No caso do tráfego orgânico é necessário um bom planejamento de marketing digital e bastante produção de conteúdo, pois o tráfego orgânico é gratuito e indireto.
Já o tráfego pago necessita de um investimento, pois acontece por meio de anúncios publicitários. No marketing de conteúdo para dentistas, o tráfego pago pode ser uma alternativa muito válida para complementar os acessos e o alcance das suas mídias digitais.
Na estratégia do tráfego pago os resultados são ainda mais rápidos e instantâneos, uma boa opção para dentistas que estão iniciando no mercado de trabalho ou na web. Porém, para ter bons resultados é imprescindível a ajuda de uma boa agência de marketing de conteúdo ou especialistas na área de tráfego.
Antes e depois de pacientes
Uma estratégia bastante utilizada principalmente nas redes sociais são imagens comparativas que mostram a versão anterior e posterior ao trabalho realizado.
Essa é uma forma muito eficaz de prender a atenção do usuário ao seu post e gerar interesse do público-alvo nos seus serviços.
As pessoas são predominantemente visuais, ou seja, o estímulo visual é um grande fator determinante para engajar possíveis pacientes e impactarem com algum serviço.
Porém, é muito importante estar atento a alguns fatores como a identificação do público-alvo com o post do “antes e depois”.
Ou seja, postar imagens de casos raros, fotos incoerentes com a realidade ou com aparência muito longe do padrão daquele público não é uma estratégia interessante.
Muitos profissionais têm uma ideia equivocada de que quanto maior a diferença da versão anterior para a posterior, maior o impacto e o interesse dos usuários.
Porém, ao contrário do que a maioria pensa, o marketing odontológico precisa de identificação com o público, pois as pessoas precisam se projetar naquela imagem da versão anterior, para conseguir visualizar um resultado agradável e possível dentro da sua realidade.
Além disso, resultados muito artificiais e dentro de um padrão de perfeição estão cada vez mais ultrapassados, pois os resultados naturais, mesmo com suas imperfeições reais, possuem muito mais chances de engajar na web.
De acordo com John E. G. Bateson, um grande estudioso do marketing, na ausência dos produtos físicos, os clientes e pacientes procuram evidências físicas e elementos palpáveis que cercam aquele serviço, para fazer a avaliação daquele trabalho ou serviço.
Sobretudo, é importante lembrar que todas as imagens devem ter o consentimento do paciente para postagem e seguir todas as normas do Código de Ética.
Lives no Marketing de Conteúdo para Dentistas
O recurso das lives foi muito utilizado nos últimos meses por empresas, marcas e principalmente profissionais autônomos de todas as áreas, inclusive da saúde.
Por ser um canal democrático e aberto, com possibilidade de interação e comunicação com os usuários, as lives são poderosas ferramentas para captar leads na odontologia.
Com a alta oferta de lives diariamente nas redes, é importante escolher temas e assuntos certeiros, que vão de encontro ao interesse do seu público-alvo.
É importante divulgar as lives com antecedência em todos os canais possíveis, seja para responder dúvidas, falar sobre um tema específico, ou qualquer outra abordagem.
Invista em SEO Local
A internet é um espaço com acessos globalizados, da mesma forma que uma pessoa da sua cidade pode se interessar pelo seu conteúdo, pessoas de outros estados e até de outros países podem se interessar e acessar seu site ou rede social.
Um grande problema para os dentistas, é a falta de alcance na sua cidade e nas regiões mais próximas. Afinal, quando se trata de serviços dentro da área da saúde é importante que sejam pessoas daquela localização e o marketing de conteúdo para dentistas deve ter um enfoque local.
Para focar no SEO local, é preciso utilizar palavras-chave que atraiam pessoas da sua região, seja no site ou nas redes sociais. Com estratégias simples como essa, seu site ganha maior relevância no Google e você consegue atrair os pacientes certos.
Por exemplo, se você é um dentista que trabalha no bairro Jardins, em São Paulo, uma dica é utilizar palavras-chave como: “Dentistas jardins”, “dentistas jardins SP”, “clínica odontológica no jardins” dentre outros que incluam seus serviços e sua localização.
Crie um blog como ferramenta
A criação de um blog é o principal caminho para garantir uma presença forte na web e passar ainda mais credibilidade ao seu trabalho. Mesmo que você já trabalhe em um consultório que possua um site, uma boa opção é criar um blog para divulgar conteúdos exclusivos da sua área.
Um grande erro do marketing de conteúdo para dentistas é focar apenas em dicas e posts no Instagram e acreditar que o marketing é apenas aquilo.
O marketing de conteúdo para dentistas, quando elaborado por um bom profissional, vai utilizar estratégias que vão muito além das redes sociais, como os blogs e sites.
Entretanto, é importante lembrar que as ferramentas de busca do Google têm um poder enorme para engajar o seu nome e seu trabalho, basta ter um site ou blog com bom rankeamento na web.
O sucesso do seu engajamento e do marketing para dentistas está longe de ser apenas curtidas e seguidores nas redes sociais, pois ele é construído principalmente com um blog apresentável e com uma boa imagem profissional.
Outro grande erro no marketing para dentistas são postagens amadoras, conteúdos feitos por pessoas que não dominam a área do marketing ou de criação de conteúdo.
No marketing de conteúdo para dentistas é imprescindível investir em bons profissionais, capazes de construir um blog com uma boa apresentação e imagem pessoal, pois tudo isso irá interferir no sucesso das estratégias de marketing e na forma como os usuários irão enxergar o seu trabalho.
Código de Ética e marketing de conteúdo para dentistas
Assim como todas as profissões, principalmente da área da saúde, é muito importante estar atento às normas e recomendações do Código de Ética.
Esse conjunto de direitos e normas a serem seguidas tem o objetivo de manter a integridade, segurança e resguardar a privacidade dos pacientes.
Além disso, é muito importante na área da saúde manter um regulamento que unifique as práticas odontológicas quanto à conduta e principalmente à prática do marketing.
Ao contrário do que muitos profissionais da área pensam, o Código de Ética odontológico não proíbe a prática do marketing para dentistas.
De acordo com o Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia, é permitido utilizar imagens e autorretratos dos pacientes desde que o mesmo permita a divulgação da imagem e assine um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Ou seja, antes de postar imagens como “Antes e Depois”, é preciso estar atento e seguir todas essas normas do Código de Ética.
Além disso, é necessário a identificação do profissional nas imagens, com o nome e número de inscrição no Conselho Regional de Odontologia, em qualquer imagem ou vídeo relacionado ao marketing e promoção do seu trabalho.
Apesar de tudo isso ser permitido pelo Código de Ética, há algumas proibições que devem ser analisadas com cuidado ao publicar imagens, vídeos e textos na web.
Por exemplo, é proibido usar imagens e vídeos que mostrem o procedimento odontológico sendo realizado, a exposição de tecidos biológicos, dentre outros elementos.
Também é proibido o uso de legendas e textos com teor sensacionalista, expressões que prometam resultados instantâneos e milagrosos, autopromoção e comercialização da Odontologia.
Por isso, as estratégias de marketing de conteúdo para dentistas devem ser analisadas com cuidado para não infringir nenhuma norma.
Vantagens do Marketing de conteúdo para Dentistas
Agora que você já se familiarizou bastante com o Marketing de Conteúdo para Dentistas, vamos aos pontos fortes que essa abordagem oferece ao seu consultório.
Maior autoridade na web
No mundo atual, onde o digital exerce as principais funções de pesquisa, agendamento e captação de clientes, ter autoridade na web é fundamental.
Com a criação de conteúdo para odontologia você consegue um aumento gradual da audiência na internet e logo adquire mais autoridade na web.
Quanto mais relevante, informativo e válido for o conteúdo que você divulga no seu blog, nas redes sociais e demais plataformas, maior será a sua credibilidade na área e mais conhecimento você irá passar para os usuários.
Por isso é tão importante uma consultoria ou uma agência de conteúdo para dentistas, pois todo esse conteúdo pode ser melhor elaborado de forma estratégica para alcançar mais autoridade na web.
Maior alcance de público e aumento dos pacientes
Com o Marketing de conteúdo para dentistas você consegue atingir maiores públicos e impactar pessoas que estão em busca de soluções para seus problemas.
O conteúdo publicado passa a ser compartilhado entre elas e automaticamente aumenta a sua rede de potenciais pacientes.
Fidelização dos pacientes
Mais do que atrair os pacientes, é preciso criar um relacionamento com eles e manter uma constância nas publicações e na produção de conteúdo.
Com a ajuda de uma agência de marketing para dentistas, é possível criar conteúdos que tenham ligação entre o profissional e os pacientes, onde ele sempre retornará para procurar pelos seus atendimentos.
Além disso, as publicações geram uma sensação de aproximação nos usuários, o que aumenta as chances de aqueles pacientes voltarem a solicitar os seus serviços.
Destaca sua marca no mercado
Apesar de ser um tema em alta e com comprovações de resultados, nem todos os dentistas ainda aderiram ao marketing de conteúdo e nem todas as clínicas utilizam marketing para clínica odontológica.
Dessa forma, as chances de inovar e se destacar no mercado são ainda maiores com a produção de conteúdo para dentistas.
Baixo custo
Uma das principais vantagens e mais atrativas é o baixo custo de aplicação dessas estratégias de marketing de conteúdo para dentistas.
A produção de conteúdo, por exemplo, pode ser feita de forma independente e com a ajuda de profissionais da área por um baixo investimento, pois os valores são bem mais acessíveis em relação a outros formatos de campanhas publicitárias.
Conclusão
É muito importante ter a ajuda de profissionais capacitados e de agências de marketing de conteúdo para aumentar os seus resultados, independente de qual seja a estratégia de marketing de conteúdo para dentistas.
Seja no marketing para consultório odontológico ou marketing para dentistas que desejam melhorar a sua imagem profissional, é essencial explorar todas as possibilidades que o marketing de conteúdo oferece para fugir dos habituais posts nas redes sociais, garantindo maiores chances de se destacar no mercado.
Quer entender melhor sobre as estratégias de marketing e garantir um conteúdo profissional? Marque um bate-papo com a gente e comprove como a nossa agência de conteúdo pode aumentar ainda mais os resultados do seu consultório ou clínica odontológica.